Conferência da Assistência Social: calendário

Aperfeiçoamento da assistência social mobiliza União, estados, DF e municípios
Calendário estabelece períodos para realização de encontros municipais e estaduais que antecederão conferência nacional da área       
 
Brasília, 4 – Os estados, o Distrito Federal, mais de cinco mil municípios e o governo federal vão se mobilizar, durante todo este ano, para debater e aprovar ações para o aperfeiçoamento da política de assistência social. Os encontros antecederão a IX Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre 16 e 19 de dezembro.

A primeira etapa da fase preparatória à conferência nacional ocorrerá nos municípios. Eles têm entre 8 de maio e 9 de agosto para promover os encontros municipais. Os estados e o Distrito Federal têm até 18 de outubro para fazer as suas conferências.

Com os debates nos municípios e estados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) buscam trazer novos avanços para o Sistema Único da Assistência Social (Suas).

“O objetivo é avaliar a política de assistência social em todo o país e deliberar, visando o incremento dessa política”, diz a presidente do CNAS, Luziele Tapajós. “O que se espera é que essas ações resultem no desenvolvimento da política de assistência social, conforme a lei, como direito social.”

O tema da conferência nacional deste ano será a gestão e o financiamento do Suas. Mais de duas mil pessoas são esperadas no evento, promovido a cada dois anos.

Eventos - O calendário de realização dos eventos municipais e estaduais foi publicado no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (3).

Também foi publicada a criação da comissão organizadora da IX Conferência Nacional, que conta com representantes do governo e da sociedade civil.

Segundo o conselheiro nacional de Assistência Social e membro da comissão organizadora José Crus, as conferências são “espaços privilegiados para o debate e avaliação dos rumos da implantação do Suas no país”. O debate sobre o financiamento e a gestão, assinala, expressa o amadurecimento da assistência social no Brasil.

Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario