PLENÁRIA DO FAS-SP CONVOCA ATO EM DEFESA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DIA 29/11/2017

Em plenária ordinária o Fórum da Assistência Social da Cidade de São Paulo -FAS-SP deliberou a convocação de um ato em defesa da política da política de Assistência Social em 29/11/2017 .
Após intenso debate a plenária entende necessário mostrar a municipalidade e a Prefeitura de São Paulo a importância do trabalho desenvolvido pela Assistência Social e qual será o impacto a população mais vulnerável se a Prefeitura não destinar os recursos necessários para a pasta . 

Mas o que exatamente está acontecendo?

Mais uma vez a Prefeitura deixa um deficit com as entidades conveniadas , que executam mais de 90% dos serviços públicos da rede socioassistencial da cidade , ao não reajustar os valores da tabelas de custeio dos serviços . Esse ano, de reajuste zero, as entidades acumulam mais de 7% defasagem entre o que recebem da prefeitura para executar os serviços PÚBLICOS e o que efetivamente gastam para executa-los .


Para cobrir o aumento dos custos com os reajustes dos trabalhadores as entidades terão de realocar recursos ( como já vem fazendo) de outros gastos como: alimentação, material pedagógico entre outros.Isso obviamente impacta na qualidade dos serviço ofertados a população .
Apesar dos alertas a gestão municipal apenas se exime da responsabilidade  a resposta é a mesma : " Não existe recursos" ; "...as entidades precisam captar recursos próprios fora do convênio ".
Na plenária houve relatos que em diversas regiões o discursos nas supervisões foi : " Se não consegue arcar com os custos entreguem os convênios " .

Foi levantado a hipótese que existe uma intenção deliberada em sufocar financeiramente as entidades que hoje executam os serviços para gradativamente substitui-las por grandes fundações e entidades filantrópicas com alta capacidade de captar recursos o que permitiria ao poder público destinar menos recursos para a pasta uma vez que essas entidades arcariam com uma parte dos custos captando com grandes empresas. Inclusive houve relatos de convênios onde isso já ocorreu .

A deliberação da plenária incluiu a elaboração de uma carta aberta fundamentando todas as razões de preocupação por parte dos trabalhadores , usuários e entidades . A Carta será elaborada pelo GT escolhido na referida plenária ( que se reunirá dia 21 para elabora-la) que também em conjunto com a executiva do FAS-SP organizará o ato público.

Qual a data do ato ?

29/11/2017 

Onde?

Concentração em frente a Câmara Municipal de São Paulo às 9:00 horas .

   
A ideia e envolver trabalhadores , usuários e a comunidade em geral no ATO EM DEFESA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL .

Não se omita agora ! Depois pode ser tarde demais ! 
Mobilize em sua região e participe !

Qualquer dúvida sobre o ato mande um e-mail para o FAS : forum.assistencia.social.sp@gmail.com

Em breve divulgaremos o documento  que será elaborado pelo Grupo de Trabalho escolhido na plenária . 

Enquanto isso vamos todos nos organizar para participar do ATO .

Assistência Social não foge a luta!


Fórum da Assistência Social da Cidade de São Paulo 


2 comentários:

  1. Isso mesmo,tamos juntos pelos os nossos direitos,e estarei lá no dia 29/11se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo no dia 29/11 vamos sim manifestar a favor as nossas ongues acistentes sociais.Pois os nossos filhos precisam de um lugar seguro e de qualidade.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentario