VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

SMADS APÓS MANIFESTAÇÃO PROMOVIDA PELO FAS-SP MUDA RADICALMENTE DE POSIÇÃO E DECIDE NEGOCIAR A LISTA DE REIVINDICAÇÕES

BREVE RELATO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DE HOJE.


HOJE DIA 29/11 FOI DIA LUTA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL !



PRÓXIMA PLENÁRIA DO FAS SERÁ EM 11/12/2017 ÀS 9:00 HORAS NO 1º ANDAR DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.



ÀS ENTIDADES SOCIAIS , USUÁRIOS E TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CONVOCADOS PELA PLENÁRIA DO FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZARAM UM ATO PÚBLICO EM DEFESA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL .
MOMENTO ONDE O ATO CHEGA EM FRENTE SMADS ONDE O CHEFE DE GABINETE DESCE PARA CONVERSAR E OUVIR OS MANIFESTANTES .

O ATO TEVE CONCENTRAÇÃO EM FRENTE A CÂMARA MUNICIPAL E TINHA INICIALMENTE DESTINO AO MINISTÉRIO PÚBLICO ONDE FOI PROTOCOLADO A MANIFESTAÇÃO DO COLETIVO SOBRE A PRECARIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DEVIDO AO NÃO REAJUSTE DOS CONVÊNIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL , NO ENTANTO, APÓS DELIBERAÇÃO DOS PRESENTES O ATO SEGUIU PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL -SMADS E TINHA COMO DESTINO FINAL A PREFEITURA DE SÃO PAULO .
A IDEIA ERA CHAMAR ATENÇÃO PARA A PRECARIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL UMA VEZ QUE SEM O REAJUSTE DOS CONVÊNIOS AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS CONVENIADAS COM A PASTA TEM APENAS ALGUMAS OPÇÕES OU FECHAM OS SERVIÇOS ENTREGANDO A PARCERIA OU ENTÃO  DEIXAM DE CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES COM OS TRABALHADORES ( NÃO PAGANDO O REAJUSTE DE SALÁRIOS E 13º ENTRE OUTROS ) OU FLEXIBILIZAM A VERBA DOS CONVÊNIOS ( NOS CASOS ONDE ISSO É POSSÍVEL) RETIRANDO RECURSOS DA ALIMENTAÇÃO DOS USUÁRIOS , MATERIAL PEDAGÓGICO ENTRE OUTROS ITENS VITAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS.

O SECRETARIO FILIPE SABARÁ FOI TAXATIVO EM SUA PARTICIPAÇÃO NA PLENÁRIA DO FAS ONDE AFIRMOU CATEGORICAMENTE QUE NÃO HAVIA RECURSOS PARA RECOMPOR A TABELA DE CUSTEIO DOS SERVIÇOS CONVENIADOS E QUE NÃO HAVIA PREVISÃO NEM MESMO NO ANO DE 2018.

FOI AVALIADO POSITIVAMENTE A ADESÃO AO ATO ,NO ENTANTO, QUE É NECESSÁRIO CONSCIENTIZAR A TODOS PARA MAIOR ADESÃO NA LUTA .
OS PRESENTES NO ATO DE HOJE, VERDADEIROS GUERREIROS, QUE SOB O SOL ESCALDANTE DEIXARAM SEUS AFAZERES PARA LUTAR PELOS DIREITOS DA POPULAÇÃO MAIS VULNERÁVEL DA CIDADE DE SÃO PAULO  E NÃO SE INTIMIDARAM E NEM SE CALARAM DIANTE DA SITUAÇÃO POSTA .

MUITOS TRABALHADORES, USUÁRIOS E ENTIDADES AINDA RESTAM PARA SE JUNTAR E QUE COMO FOI DITO NO ATO INFELIZMENTE SÓ TOMARÃO CONSCIÊNCIA DA SITUAÇÃO QUANDO FOR TARDE DEMAIS...

ENTRE OS PARLAMENTARES APENAS A VEREADORA JULIANA CARDOSO COMPARECEU A MANIFESTAÇÃO E JUNTOU-SE A CAMINHADA ATÉ O MINISTÉRIO PÚBLICO , NENHUM OUTRO MANDATO MANDOU SEQUER REPRESENTANTES PARA ACOMPANHAR A MOVIMENTAÇÃO.

APÓS MARCHAR PELO CENTRO DE SÃO PAULO EXPLICANDO A POPULAÇÃO SOBRE A RAZÃO DA MANIFESTAÇÃO O ATO CHEGA EM SMADS ONDE É RECEBIDO SOB OLHARES SURPRESOS DO GABINETE DE SMADS QUE SE AGLOMERAVAM NAS JANELAS PARA ACOMPANHAR O MOVIMENTO ( SEGUNDO ALGUNS PRESENTES ATÉ O PRÓPRIO SECRETÁRIO ESTAVA ENTRE ESSES SERVIDORES) E IMEDIATAMENTE AS PORTAS DA SECRETARIA FORAM ABAIXADAS COMO SE O ATO FOSSE ALGUMA AMEAÇA A SEGURANÇA DA SECRETARIA ( POUCOS MOMENTOS DEPOIS AS PORTAS FORAM REABERTA QUANDO NO MICROFONE O COORDENADOR DO FAS LEMBROU QUE NÃO HAVIA QUALQUER RAZÃO PARA FECHAR AS PORTAS POIS  NÃO HAVIA BANDIDOS E SIM USUÁRIOS E TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PRESENTES ) APESAR DA RECEPÇÃO POUCO AMISTOSA OS PRESENTES CONVIDARAM INSISTENTEMENTE PARA QUE O SECRETÁRIO APARECESSE PARA CONVERSAR COM OS PRESENTES E APÓS ALGUM TEMPO O CHEFE DE GABINETE JOSÉ CASTRO DESCEU ENTRE OS MANIFESTANTES E OUVIU A INDIGNAÇÃO DOS PRESENTES ASSISTA UM TRECHO DA FALA :






NA FALA DO CHEFE DE GABINETE DE SMADS O MESMO SE COMPROMETE A MARCAR UMA REUNIÃO PARA DISCUTIR AS SOLUÇÕES E MUDANDO O DISCURSO VIGENTE ATÉ O MOMENTO EM SMADS DIZ ESTAR PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO E QUE É NECESSÁRIO BUSCAR SOLUÇÃO PARA  OS PROBLEMAS APRESENTADOS ( BEM DIFERENTE DE FALAS ANTERIORES QUE O "PROBLEMA É DAS ENTIDADES POIS O TRABALHADOR É FUNCIONÁRIOS DAS ONGS") .

APÓS A FALA E OS COMPROMISSOS DE SMADS O ATO FOI ENCERRADO EM FRENTE A SMADS POR DELIBERAÇÃO DA MAIORIA DOS PRESENTES QUE AGUARDARÃO A DEVOLUTIVA DA COMISSÃO PARA DECIDIR SOBRE O PRÓXIMO ATO ... A DEVOLUTIVA SERÁ DADA NA PRÓXIMA PLENÁRIA DO FAS EM 11/12 AS 9:00 HORAS NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO NO 1º ANDAR .

A AVALIAÇÃO FOI POSITIVA E MOSTROU QUE A PRESSÃO POPULAR FEZ A DIFERENÇA PARA FORÇAR A SECRETARIA A NEGOCIAR .

CASO NÃO HAJA AVANÇO HAVERÁ OUTRO ATO E SERÁ MAIOR!


FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 

Um comentário:

  1. Quem a cara não ve o coração. Guardem bem esta gravação.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentario