PLENÁRIA DO FAS COM A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA É MARCADO POR SERIAS DENÚNCIAS E POR REIVINDICAÇÕES POR MELHORIAS NOS SERVIÇOS - FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL -FAS Espaço de debate, proposituras e controle social da Política Pública de Assistência Social da Cidade de São Paulo

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

PLENÁRIA DO FAS COM A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA É MARCADO POR SERIAS DENÚNCIAS E POR REIVINDICAÇÕES POR MELHORIAS NOS SERVIÇOS

PLENÁRIA FAS COM A POPULAÇÃO DE RUA É UM GRANDE SUCESSO .

Apesar da descrença de muitos, que temiam que não houvesse adesão da POP Rua para o evento, afinal é fim de ano ... e além disso " eles não se interessam por esse tipo de reunião" diziam alguns.Será mesmo assim?

Quem esteve na Câmara Municipal no dia 03/12/2018 pode presenciar que as 9:00 horas já havia uma longa fila aguardando a abertura do prédio, em sua maioria para participar da plenária do FAS, pacientemente aguardavam a vez para serem atendidos e liberados na recepção da Câmara Municipal.

Aqueles que observavam os usuários chegando de forma tímida a ocupar os assentos, muitos com  sacolas com latinhas de alumínio recolhidas ao longo do caminho até a plenária, não poderiam imaginar o quanto intenso foi a participação e energia dos participantes na reunião.

O desejo de falar e ser ouvido sobre as vivências do dia a dia dos usuários chamou a atenção das "autoridades" presentes que naquele momento estavam como "ouvintes" das reivindicações e avaliações da população usuária dos serviços.   

Participaram como convidados , Secretaria de Segurança Urbana ( com a Guarda Civil Metropolitana - GCM); Secretária Municipal de Direitos Humanos - SMDH; Secretaria Municipal de Assistência Social -SMADS; Representante do Ministério Público Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão Social Conselho Municipal de Assistência Social-COMAS além da Executiva do FAS ( Coordenador Francis Lisboa, Secretária Darcy Diago Finzetto e Maria Gusmão (Sindicato dos trabalhadores) e José França usuário dos serviços da Assistência que ajudou a divulgar e construir o evento. A Defensoria Pública foi o único órgão que convidado não compareceu e nem justificou a ausência. 

Uma fala que chamou a atenção foi o fato de o COMAS ser  representado por uma conselheira do segmento dos trabalhadores porque os usuários do conselho NÃO SE DISPUSERAM a participar. Sendo a unica disposta a participar a conselheira Tamara Cereja que é representante do segmento de trabalhadores. A atitude dos conselheiros que supostamente representam os usuários foi duramente criticada pelos presentes .








Chamou a atenção dos presentes a ausência de representantes de   SMADS no inicio do evento ( chegou por volta das 11:30) Secretário justificou que havia uma agenda com o Prefeito Bruno Covas e que sendo algo importante não seria possível comparecer as 9:00 horas na plenária do FAS.

Apesar de ter presente mais de 325 usuários no evento ( considerando o desafio que é fazer eventos desta natureza com os usuários pela dificuldade de transporte, divulgação entre outras) e a grande participação das falas dos presentes cobrando mudanças, a comunicação de SMADS deu pouco destaque ao evento ( que nem apareceu na agenda do secretário até as 15 horas do dia 03/12) mostrando apenas a participação do secretário junto ao prefeito.

Em que pese a minimização do evento por alguns, na rua, o efeito foi bem diferente ! Repercutiu e muito! O evento foi comentado e analisado pelos usuários e também por representantes das entidades que trabalham com esse público.



                                          *Vídeo com trechos da plenária com os usuários 

O evento solidificou a necessidade do FAS continuar sendo um instrumento de vocalização para os usuários e que nossas plataformas sejam físicas ( nas plenárias) ou virtuais sempre abram espaço para as reivindicações e denuncias trazidas pela população que usam os serviços .  Além de ser um canal de denuncias contra abusos de autoridades contra a população em situação de rua. 

Nesse sentido levaremos em nossa reuniões com gabinete de SMADS todas as questões levantas e também para os demais órgãos no que lhe for de atribuição.

Por fim ficou estabelecido que haverá uma segunda plenária com os usuários com data a ser discutida e viabilizada pela Executiva do FAS ( o que deve ser feito ao longo de fevereiro de 2019) para ampla divulgação.

A estratégia de divulgação "boca a boca" e com panfletos ( especialmente para aqueles que não aderem aos Centros de Acolhida ) na rua para os usuários e divulgação individual nos Centros de Acolhimento se mostrou exitosa . Fica um agradecimento especial para ASCOM, Bom Parto e Sefras  e demais  entidades que se esforçaram para viabilizar a presença e ajudou na divulgação do evento. 

Assim que houver a data da próximo evento divulgaremos .

   CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS DO FAS




As reuniões plenárias ordinárias  do FAS acontecem na Câmara Municipal de São Paulo no 1º Andar ..

Acesse o Site do FAS : www.fas-sp.org

whatsapp do FAS-SP

Segue o link para participar do grupo de whatsapp do FAS-SP esse grupo destina-se apenas para aqueles que desejam receber notícias da Executiva do FAS somente os ADM podem publicar nele. Evitando assim a quantidade gigantesca de mensagens . Basta clicar e participar!


LINK 1

LINK 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario